quinta-feira, 29 de dezembro de 2011 0 comentários

Raridade

Pega uma cerveja lá pra mim, filho! - argh... não aguento mais mexer com isso, tá óleo pra tudo quanto é lado e pode ter certeza que sua mãe vai falar até não aguentar mais na minha cabeça....

deixe-me sentar um pouco aqui... hunf....

Sabe filho, o que eu estou consertando aqui na sua frente enquanto você brinca entre as chaves de boca, pistões e carenagens não é uma raridade, é apenas uma máquina. Uma máquina que funciona muito bem aos nossos olhos. O equilíbrio, o vento, o ronco do motor, o conforto dos punhos e do banco, as distâncias entre as pedaleiras é tudo parte de uma grande máquina que explode inúmeras vezes debaixo de nossas pernas enquanto  corremos com um galão de gasolina próximo ao peito... é eu sei que eu já te disse isso antes, mas eu não me canso de me lembrar disso, e com orgulho. mas ainda sim é uma máquina...

Raridade é quem a pilota meu filho. Não pelo preço que a máquina possa custar, mas onde, e como esse "piloto" pode ir nela. 

Me deixe te ensinar uma coisa guri: Motociclismo de verdade não é pra qualquer um. querer que todos abram a mente e sejam motociclistas (vivendo e deixando viver em paz uns aos outros é a mais fajuta utopia). anteriormente eu pensava que motociclismo era pra poucos, e moto (Talvez) pra qualquer um. hoje vejo que pra ter uma moto é preciso ser uma pessoa equilibrada (literalmente)... 

Mas motociclismo não tem remédio. Ou você nasce para aquilo, ou não. não tem como se tornar, querer, ou acostumar para ser motociclista. Não existe adaptações. motociclismo é uma veia muito fina e funda dentro do peito de poucos (dos raros), geralmente ela pula (não aparece) durante gerações... é isso mesmo, talvez você vai se tornar um homem de negócios sério meu filho, cheio de trabalho e papeis timbrados de sua firma em cima da mesa e bem possivelmente vai se esquecer de tudo isso que te disse, vai se esquecer das noites como essas que passávamos aqui na garagem de casa, ouvindo country e fazendo reparos nas motos. vai se casar com uma mulher muito bonita (e talvez só bonita por fora).

mas talvez... talvez... seu filho...

...meu neto.

...Talvez meu segundo neto
aquele que você deixou pra sua mulher escolher o nome, aquele que nem sempre cumprimenta todos educadamente quando vai a algum lugar, aquele que você tira por baixo quando o compara com o seu primogênito, é esse que gosta de vir na casa do vô. enquanto o mais velho não tolera quinquilharia e coisas velhas, o mais novo vai correr pra garagem na minha frente, vai montar naquela moto toda empeirada e suja-la de refrigerante enquanto me ouve contar sobre quando atravessei o pais todo em cima desta mesma moto. 

mas tudo é um talvez. O que nós podemos fazer? he he he... esperar. o motociclista já nasce com todo o espírito motociclistico. não aprende ou se forma em "motologia" rs, a única coisa que ele faz ao completar 18 anos (no caso da habilitação para pilotar na estrada) é SER ENCONTRADO.

o motociclista deixa pistas a vida toda de que é motociclista, seja nas notas da escola, nas garotas do colegial, nas amizades e companheirismo, como é olhado pelas autoridades, que trabalho tem, tudo faz parte de uma gigantesca conjuntura e não tem como definir exatamente o que levará a ser ou não. é apenas uma razão de É ou não É motociclista.

"ser ou não ser" não é a questão. o problema é que Motociclistas de verdade estão ficando raros, como os dinossauros. e exatamente como eles, o mesmos motociclistas estão se destruindo, de uma forma predatória eu acho que isso é bom, porque assim refina o que é mesmo motociclista, mas chegaremos a um dia que sobrará só um carnívoro e: ou ele morrerá de fome, ou comerá a si mesmo.

é por isso que mesmo sendo raros como somos, deixamos o que aprendemos par os outros. muitos que não são (e nunca foram), leem essas coisas e não entendem, não concordam, não gostam. mas há quem diz: Não! não joga fora isso não! deixa aí que eu vou dar uma lida. e é pra ele que isso tudo aqui serve.

Sabe filho, espero muito mesmo que essa veia aqui continue em você, mas se não der certo...

eu tentei.
domingo, 18 de dezembro de 2011 0 comentários

Primeira tentativa de voo

Tá saindo da garagem pela primeira vez para ir a um motofest sozinho, sem clube nenhum e não sabe o que fazer né filho? é.... eu sei que nada começou fácil! mas não é porque tudo é tão difícil que não precise de uma ajuda. não é? bem... isso aqui não é um manual a ser seguido a risca, mas eu sempre revejo meus conceitos antes de participar de um motofest, e acredito que, quem quer que leia isso precise disso também.


AMARRE AS CALÇAS!
Em eventos e motofest é muito comum a presença das gurias “despercebidas” próximo a garagem. Em geral isso é um interessante chamariz para brigas, pois: ou as mesmas possuem um namorado próximo, ou estão com algum parente que de longe a vigiar. Portanto tenha prudência antes de tentar uma aproximação para o acasalamento.

TERRITÓRIO DE LOBOS!
...O conceito de território para os motoclubes é tão estreito quanto o assunto de seus membros. Por exemplo: experimente abrir uma barraca que não é sua, ou colocar um capacete que não é seu, ou ficar muito tempo montado numa moto desconhecida ou até se assentar numa mesa sem ser convidado.

ESTRADEIRO SANGUE NOZÓIO
Se você ainda é filhote mantenha a linha na estrada e evite ficar trançando entre os anciões (mesmo possuindo uma moto com maior cilindrada), se possui uma moto mais fraca, o conselho é implícito. Nenhum motociclista gosta de neguinho de CG abaixado na estrada pra tentar acompanhar a CB do lado...

HIERARQUIA
Dentro dos limites da razão, qualquer requisição feita por um Motociclista de posto mais elevado deve ser obedecida. Portanto, em teoria, as primazias de um motoclube como entrar nas cidades onde se passa viajando, entrar na área do motofest, estender bandeira, fazer inscrição são privilégios da alta hierarquia seguindo em fila até os prósperos. Com exceção em que o presidente pedir sua ajuda!
[nota: não há problema, se por cordialidade você ser o puxa fila dentro da estrada, desde que ao entrar numa cidade você reconheça seu verdadeiro lugar no comboio]

CURTO E GROSSO
Embora o título desta dica lembre o tipo de ação/reação dos motociclistas presentes, o assunto vai para o outro lado agora. Você já ouviu o som de uma moto Custom? é exatamente Curto e grosso... com intervalo entre uma cilindrada e outra dentro do motor. e é assim que deve ser. Não há nada tão baixo quanto ficar de zueira ou ficar bancando o motoqueiro em motofest (cortando giro e fazendo zueira na hora dos shows, ou as famosas “manobras” no meio do publico) portanto. Não confunda bizarro com esparro. Lugar de esparro é no circo.


RESPEITO É BOM E CONSERVA OS DENTES .
O conselho a seguir vai de complemento ao 4º conselho; embora a questão “cilindrada” defina bem os lugares numa disputa de potencias, deve-se levar em conta acima de tudo o verdadeiro espírito que os guia. A saber o de duas rodas. Portanto, qualquer cilindrada abaixo de sua motocicleta merece o mesmo respeito e consideração na estrada, pois são as mesas rodas que nos levam a um sentimento de liberdade impar.
Em casos extremos, é comum vermos motociclistas ajudarem ciclistas ou andarilhos, cedendo alojamento ou qualquer auxilio leve necessário.

O QUE IMPORTA É:
Embora não falte adereços e penduricalhos para indicar o que você pensa, gosta ou espera da vida nos motofests, é necessário salientar a importância deste conselho. Nos eventos é comum conhecer pessoas de várias tribos e costumes. Lembre-se sempre: eles estão interessados em quem você é! Não no que tem! debaixo dessa pele, a caveira é igual pra todos e suas características de caráter são muito mais importantes do que o emprego que você possui no seu quotidiano. Seus troféus de batalhas são revelados com o tempo, não num bate papo em volta da mesa enquanto troca bottons. Fica a dica!

NÃO SERÁS FARDO PARA TEU GRUPO
Nos tempos antigos, um samurai ferido, enfermo ou envelhecido era simplesmente feito em pedaços pelos seus pares. Porém, com o tempo, passou a ser considerado mais digno deixar que o próprio samurai acabasse com sua vida.
Em resumo desta parte quero mencionar veementemente a palavra DESCONFIOMETRO! Se você não consegue seguir o comboio, está com problemas e sente uma nuvem de impaciência por parte do grupo frente a seu problema, dê a bandeira de “segue-viagem” pra eles e tente se levantar sozinho. Se conseguir, bem! Se não, reconheça. Você está fraco o suficiente para desistir!

bem... agora continuaria o assunto no âmbito dos plurais (motociclistas/motoclube, por exemplo), então é hora de deixar o papo para um outro capítulo. Mas não se esqueça do que está escrito aqui.

Slow and ever! 
 
;